Por que a Bolsa cai e sobe?

Entenda o movimento da bolsa

Você sabe o que faz a Bolsa de Valores subir e descer? Se não faz a menor ideia, fica neste post que iremos listar os 6 principais responsáveis pelo sobe e desce.

1. Taxa de Juros

Essa taxa mensura quanto de juros estão sendo pagos para os investidores que estão emprestando dinheiro para o país. Desta forma, quanto maior o juro pago, menor da tendência dos investidores procurarem produtos com riscos maiores. Em contrapartida, com juros mais baixos, como temos atualmente, é normal que os investidores procurem alternativas para terem mais rentabilidade, arriscando um pouco mais e entrando na bolsa.

2. Crescimento e expectativa da economia mundial

Se o mundo inteiro vai bem, a bolsa tende a subir ainda mais, pois é pouco provável que as empresas passem por dificuldades financeiras com a economia em crescimento.

3. Investimentos estrangeiros

Quando o crescimento de um país é atrativo, os investidores estrangeiros tendem a comprar ações daquele país, valorizando a moeda e fazendo com que a bolsa suba ainda mais.

4. Preços das commodities

Se a economia está indo bem, existe um aumento de demanda por commodities (Ferro, milho, soja, carne, etc), fazendo com que os países recebam mais pela exportação destes produtos, gerando mais riqueza e aquecendo ainda mais a economia.

5. Liquidez Financeira

Quando existe excesso de dinheiro no mercado, o valor das ações tende a aumentar.

6. Ciclos Econômicos

A economia se movimenta em ciclos que duram vários anos, hora sobe, hora desce. Por este motivo que, nos momentos de baixa, a recomendação é que você compre mais ações e não as venda, pois a tendência é que aconteça um ciclo de alta muito em breve.

E aí, conseguiu entender melhor os motivos do sobe e desce da Bolsa de Valores? Se gostou deste conteúdo, por favor compartilhe com os seus amigos. Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos acionar através do fale conosco ou pelas redes sociais.

Para mais detalhes sobre os itens deste post, recomendamos que assista o vídeo do André Fogaça, da GuiaInvest.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...