Como escolher sua corretora de investimentos?

Não sabe exatamente como escolher a sua parceira na hora de começar a trabalhar com seus investimentos? Vamos te ajudar com essa parte. De início parece bem complicado, mas você verá como o processo é simples, depois que entendemos exatamente do que se trata.

O que é uma corretora de investimentos?

Direto ao ponto, corretora de investimento é uma instituição financeira que fará a ponte entre você (investidor) e as aplicações financeiras (que são os tipos de investimentos: SELIC, CDBs, LCI e por aí vai…). É através dela que você fará as suas movimentações e especulações de mercado pra aplicar o seu dinheiro. Algumas dessas possuem até um simulador para ajudar na escolha dos melhores investimentos de acordo com seus objetivos.

Por que escolher uma corretora de investimentos?

Porque, além da grande maioria não cobrar taxas para investimentos em Renda Fixa, as corretoras tem acesso a um leque maior de aplicações financeiras do que os bancos tradicionais. Em resumo, você consegue melhores oportunidades investindo através das corretoras do que permanecendo no banco. Além disso, você já deve ter ouvido a famosa frase de Warren Buffett sobre “não colocar todos os ovos na mesma cesta” (não exatamente com essas palavras), mas através da corretora você consegue diversificar seus investimentos de forma rápida e segura, sem colocar em risco uma parte de seu patrimônio.

E por fim, através da corretora você ainda conta com um grupo de especialistas das mais diversas áreas financeiras, pra te ajudar com questões mais técnicas. Suporte este que, através dos bancos, apenas os clientes com maior poder aquisitivo tem acesso a esse serviço de forma gratuita.

Qual a diferença entre a corretora de investimentos e o banco tradicional?

Então, através dessas duas formas você consegue fazer as suas aplicações financeiras. Mas, o que é o grande diferencial é que as corretoras são especializadas em investimentos, ou seja, são especializadas em fazer o seu dinheiro render. Já o banco tradicional, na maioria das vezes, prioriza o rendimento do “dinheiro deles”, e não do seu. Além disso, eles possuem outros produtos como empréstimos, cartões, financiamentos e também investimentos com alto custo de taxa de administração que podem zerar o seu rendimento se não estiver atento a essas “letrinhas pequenas”.

Quais os cuidados ao escolher uma corretora de investimentos?

Basicamente, você precisa se atentar a:

Serviços oferecidos

Antes de mais nada, identifique e liste as suas necessidades de acordo com a sua experiência como investidor. Feito isso, verifique todos os serviços oferecidos pela corretora e faça uma correlação com a sua lista para saber se ela vai conseguir te atender.

Variedade de produtos

Considere seu perfil e seus objetivos para identificar quais são as opções de investimento mais adequadas para você. Nesse sentido, quanto mais opções de produtos a corretora oferece melhor, pois abre mais oportunidades e permite diversificar sua carteira com mais facilidade.

Ferramentas

Procure saber quais ferramentas e plataformas são oferecidas pela corretora, e se são fáceis e intuitivas de usar. Você precisa se sentir confortável e bem assistido. O objetivo é que essas ferramentas facilitem o seu dia-a-dia.

Taxas (custos)

Existem taxas cobradas pelas corretoras e que variam de acordo com o tipo de investimento. Por isso é essencial que você conheça todos os produtos em que vai investir pra saber qual corretora oferece as melhores taxas.

Reputação

Credibilidade é fundamental! Assim como qualquer outro prestador de serviço, é muito importante pesquisar sobre a corretora e determinar se ela é confiável ou não.

Atendimento

Seja crítico e avalie cada atendimento feito pela corretora, desde a abertura da conta. Lembre-se que esse relacionamento será de longo prazo, então ele precisa ser sempre o melhor.

Quais são as corretoras de investimentos mais conhecidas atualmente (2019)?

  • Rico – https://www.rico.com.vc/
  • Easynvest – https://www.easynvest.com.br/
  • Modalmais – https://www.modalmais.com.br/
  • XP Investimentos – https://www.xpi.com.br/
  • Toro Investimetos – https://www.toroinvestimentos.com.br/
  • Clear Corretora – https://www.clear.com.br/

Conclusão

Se você está começando a estudar sobre investimentos, inevitavelmente você precisará escolher uma corretora de valores. Agora que você já sabe pra que servem as corretoras, ficou mais fácil escolher a sua. Nós do Partiu Poupar utilizamos a Easynvest, Modalmais e Rico como principais corretoras, mas você deve escolher aquela que mais se adapta a sua rotina, a seus objetivos e as suas ferramentas disponíveis para aplicação (computadores, notebooks, celulares, tablet, etc..). É importante pesquisar a respeito daquela que você escolheu, conversar com colegas ou pessoas que já investem a mais tempo, listar os pontos positivos e negativos de cada uma delas, pois não será apenas sua ferramenta de trabalho, será a plataforma que ficará ao seu lado para atingir seus objetivos, pra ajudar a realizar os seus sonhos, então não vá pelo que os outros falam, opte pelo resultado das suas análises 🙂

Ponto importante, existem excelentes investimentos através dos bancos tradicionais e muitos deles ajudam sim seus clientes a terem melhores rentabilidades. Mas, pra quem está começando agora, as corretoras serão sempre o melhor caminho para aprender como tudo funciona. Além disso, o objetivo desse post não é menosprezar nossas instituições bancárias, mas apenas mostrar que temos opções melhores fora do “mundo” que a grande maioria conhece e com valores acessíveis.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...