Como escolher uma corretora de valores ou banco de investimentos?

Primeiro de tudo: não existe A MELHOR CORRETORA ou o MELHOR BANCO DE INVESTIMENTOS, mas sim aquele que melhor atende as suas necessidades.

A ideia desse artigo é te mostrar alguns pontos que você precisa considerar na hora de escolher qual (ou quais) faz mais sentido pra você. Bora conferir?

1. Verifique se ela está no site da B3 – acessando o site b3.com.br, você encontrará um menu chamando “Produtos e Serviços”. Dentro dele, é só você acessar “Participantes > Buscar Participantes” e clicar novamente em Buscar Participantes. Uma lista com todas as empresas regulamentadas será exibida, verifique se a corretora escolhida consta nesta lista.

2. Serviços oferecidos – Antes de mais nada, identifique e liste as suas necessidades de acordo com a sua experiência como investidor. Feito isso, verifique todos os serviços oferecidos pela corretora (você consegue ver isso no próprio site da B3) e faça uma correlação com a sua lista para saber se ela vai conseguir te atender.

3. Variedade de produtos – Considere seu perfil e seus objetivos para identificar quais são as opções de investimento mais adequadas para você. Nesse sentido, quanto mais opções de produtos a corretora oferece melhor, pois abre mais oportunidades e permite diversificar sua carteira com mais facilidade. SIM, alguns produtos mudam de corretora para corretora!
⠀⠀
4. Ferramentas – Procure saber quais ferramentas e plataformas são oferecidas pela corretora, e se são fáceis e intuitivas de usar. Você precisa se sentir confortável e bem assistido. O objetivo é que essas ferramentas facilitem o seu dia-a-dia.

5. Taxas (custos) – Existem taxas cobradas pelas corretoras e que variam de acordo com o tipo de investimento. Por isso é essencial que você conheça todos os produtos em que vai investir pra saber qual corretora oferece as melhores taxas. Mas ATENÇÃO: não use as taxas como único critério de escolha!

6. Reputação: Credibilidade é fundamental! Assim como qualquer outro prestador de serviço, é muito importante pesquisar sobre a corretora e determinar se ela é confiável ou não. Uma busca no Google e também no Reclame Aqui faz muito sentido nesta etapa e também na próxima.
⠀⠀⠀
7. Atendimento: Seja crítico e avalie cada atendimento feito pela corretora, desde a abertura da conta. Lembre-se que esse relacionamento será de longo prazo, então ele precisa ser sempre o melhor.
⠀⠀⠀
Depois de avaliar todos estes itens, ficará mais fácil de escolher. Mas caso ainda fique indeciso, abra a conta em várias, acione o atendimento, mexa na plataforma, avalie os produtos e veja qual mais te agrada.

Se mesmo assim ficar na dúvida, use mais de uma corretora, não há problema nenhum nisso!

É isso galera, espero ter ajudado :).

Caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários que irei te ajudar ;).

você pode gostar também
Comentários
Carregando...