7 frases estúpidas de quem gasta mais do que ganha

Já ouviu alguma dessas?

Muita gente gasta mais do que ganha e tem problemas financeiros graves. Porém, na maioria das vezes, essas pessoas usam algumas frases para tentar justificar o fato de não terem hábitos financeiros saudáveis. Neste post, vamos comentar algumas destas frases:

1. O importante é ser feliz

Essa frase está correta, mas não significa que você precisa gastar mais do que ganha para ser feliz. É possível ser feliz levando uma vida equilibrada. Além do mais, a felicidade está nas experiências, nos relacionamentos e não nas coisas materiais.

2. E se eu morrer amanhã?

O objetivo dessa frase é tentar justificar o porquê de não poupar pensando no futuro. Mas e se você NÃO morrer amanhã, como vai ser? A expectativa de vida da população tem aumentado bastante, então a não ser que aconteça uma tragédia, é bem provável que você viva mais alguns bons anos. E outra coisa, se infelizmente acontecer uma tragédia, tendo uma reserva financeira, você ao menos deixará a sua família amparada. Pense nisso!

3. No próximo mês vai ser diferente

As pessoas procrastinam a sua organização financeira até não poder mais. Ficam sempre falando que no próximo mês tudo vai se acertar, vão terminar de pagar uma conta, vão começar a se controlar melhor. Mas isso nunca acontece!

4. Vou parcelar em 10x pra pagar com folga

É aqui que as pessoas se enganam! Dificilmente vai existir essa folga no orçamento, pois elas provavelmente irão aproveitar para comprar mais coisas parceladas, resultando em valores próximos ou até maiores do que o preço do produto à vista.

5. O problema é que eu ganho pouco

O problema não é o quanto você ganha, mas sim o quanto gasta. Enquanto não tiver a mentalidade de gastar menos do que ganha, nunca vai resolver os problemas. Se passar a ganhar mais, gastará ainda mais, tornando suas dívidas cada vez maiores.

6. A culpa é do cartão de crédito

O cartão de crédito não é um problema. Muito pelo contrário, ele pode inclusive te ajudar com a organização das contas. O problema é gastar mais do que pode e não conseguir pagar as faturas, gerando dívidas monstruosas.

7. Essa promoção está imperdível

Realmente há promoções muito boas, com produtos de qualidade saindo bem mais baratos do que o normal. O problema aqui é comprá-los mesmo sem ter a real necessidade.


E aí, o que achou deste post? Já fez ou já ouviu alguma dessas frases? Compartilhe conosco!

Também recomendamos ver os comentários do Rafael Seabra (do blog Quero Ficar Rico), no vídeo que está neste post.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...