Não confunda investimento com especulação

Sabe a diferença?

E aí, beleza?

Especulação e Investimento são dois conceitos que causam confusão em muita gente. É normal que pessoas especulem, principalmente com ativos de renda variável (ex.: ações, criptomoedas, etc), e achem que estão investindo. Para deixar tudo mais claro, o pessoal do GuiaInvest fez um vídeo explicando o que é cada coisa. E aí, partiu conferir?

Especulação

Normalmente as pessoas especulam tentando ganhar dinheiro rápido e fácil, com base em boatos e notícias que dizem que determinado ativo irá subir ou cair. Basicamente, a compra é baseada somente no preço e não no valor que o produto pode proporcionar. Como o risco é bem maior, a especulação vale mais a pena para profissionais da área e/ou pessoas que tenham tempo disponível para acompanhar o mercado em tempo integral.

Investimento

Comprar ativos de qualidade pensando no valor que eles possuem, independentemente do seu preço. A análise é feita com base nos fundamentos da empresa. O investidor normalmente tem uma mentalidade de parceria, onde compra uma ação, por exemplo, com o objetivo de se tornar sócio e contribuir para o crescimento de determinada empresa.


E aí, conseguiu entender a diferença entre eles? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário aqui no post!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...