Quando começar a investir em ações

Você está preparado?

Essa é uma dúvida de muita gente: Quando devo começar a investir em ações? A urgência em obter essa resposta se tornou ainda maior, principalmente pelo fato de termos acabado de eleger um novo presidente para o Brasil e há muitos falando sobre várias oportunidades que vão surgir, principalmente para o investimento em ações. Mas independente do momento político-econômico do nosso país, o principal fator que você precisa avaliar é a SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA.

Para começar a pensar em ações, o ideal é que você já possua a sua reserva de emergência construída. Assim, você terá mais tranquilidade e não correrá riscos de precisar vender seus ativos para resolver eventuais imprevistos que apareçam.

O Investimento em ações tem como foco principal a acumulação de patrimônio para o longo prazo, por isso o recurso a ser investido em ações não deve ser aquele que você pretende usar para uma viagem ou comprar algo no curto prazo, por exemplo. A ideia é que o investimento em ações sequer tenha prazo definido, que seja um dinheiro que você não tenha compromisso de uso em pelo menos 5 anos. Do contrário, você poderá deixar de ter as melhores rentabilidades.

Apesar de muita gente recomendar o investimento em ações, procure não tratar isso como uma obrigação. Só invista em ações se julgar que elas se encaixam no seu perfil de investidor. Há muitos que ficam desconfortáveis com renda variável, nestes casos, é melhor ficar na renda fixa mesmo. Os seus investimentos precisam te dar tranquilidade e não te trazer preocupações!

E aí, qual é o seu momento financeiro atual? Vai partir para o investimento em ações? Compartilhe conosco!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...